Microcirurgia Reconstrutiva

A microcirurgia reconstrutiva é uma técnica cirúrgica que envolve o aumento da região que será operada por meio de aparelhos como lupas e microscópios cirúrgicos. O objetivo é aumentar o nível da precisão em pequenas cirurgias de áreas específicas do corpo humano que envolvem, por exemplo, vasos, fibras e nervos. 

Trata-se de área de atuação da medicina na qual a equipe médica, através de meios de magnificação (microscópios e lupas de grande aumento) torna-se capaz de reimplantar segmentos do corpo – mãos, dedos, braços, nervos, etc – e/ou reconstruir outros como mandíbula, língua, pênis e mama.

A especialidade, cuja importância cresce cada vez mais no exercício da medicina mundial, utiliza técnicas de microanastomoses vasculares, ou seja, a ligação de dois pequenos vasos sanguíneos, de até um milímetro de diâmetro, em procedimentos de reconstrução. Desta maneira, é possível retomar a circulação num segmento do corpo que tenha sido desprendido mas que mantenha seus vasos sanguíneos principais.

Isso ocorre nos reimplantes de segmentos amputados traumaticamente. Assim, ocorrências graves que no passado não dispunham de tratamento na medicina, como perdas ósseas, de membros e cutâneas extensas, lesões nervosas e tantas outras, passaram a ter solução. A evolução da microcirurgia reconstrutiva proporcionou aos pacientes esperança, melhor qualidade de vida e uma reinserção mais rápida e efetiva ao convívio social e ao trabalho.